A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (4ª PARTE)
O FINAL DA GUERRA
A partir de 1944, os Aliados, no Atlântico, começam a obter importantes vitórias contra os alemães. A Alemanha, por sua vez, passa a ser bombardeada sistematicamente. Em 1943 foram 120 mil toneladas de bombas, no ano seguinte, 650 mil toneladas e em 1945, 500 mil toneladas. Esses intensos bombardeios causaram sérios danos à indústria alemã. Na África, as colônias francesas, mesmo contra a vontade do governo colaboracionista, são obrigadas a entrar na guerra. A Itália é invadida pelas forças Aliadas e o Grande Conselho Fascista depõe Benito Mussolini, que é preso e executado, em abril de 1945, por membros da resistência italiana.
Em 6 de junho de 1944, as forças Aliadas, comandadas pelo General norte-americano Eisenhower, movimentam a maior frota de navios jamais vista, a “Operação Overlord”, e desembarcam nas Praias da Normandia, na França. Era o “Dia D”. Na frente oriental, as forças russas avançavam sobre a Alemanha e cercavam a capital Berlim, obrigando Hitler a refugiar-se em seu bunker. No dia 29 de abril, Hitler escreveu seu testamento político e no dia seguinte, ele, sua mulher Eva Braun, Goebbels e sua família, se suicidam. Em 23 de maio dava-se a capitulação final da Alemanha.
SALDO DA GUERRA
Mais de 30 milhões de feridos, 50 milhões de mortos. A União Soviética perdeu 20 milhões de habitantes, a Polônia, 6 milhões; a Alemanha, 5 milhões e meio; o Japão 1 milhão e meio. 5 milhões de judeus foram mortos, a maioria em campos de concentração nazistas.
Em fevereiro de 1945, na Conferência de Yalta, na Criméia (URSS) foi decidida a criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Ali também ficou definido que a União Soviética teria predomínio sobre a Europa Oriental, incorporando territórios alemães a leste e a divisão da Coréia em áreas de influência soviética e norte-americana. No mês de agosto, através da Conferência de Potsdam, a Alemanha foi desnazificada e foi instalado o Tribunal de |Nurembergue, que julgaria os criminosos de guerra. A Alemanha foi dividada em quatro zonas de ocupação, entre Inglaterra, França e Estados Unidos, que daria origem à Alemanha Ocidental, e União Soviética, que daria origem à República Democrática Alemã, a Alemanha Oriental.
A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo viu-se dividido entre o lado ocidental, capitalista, sob influência dos Estados Unidos, e o lado oriental, comunista, sob influência da União Soviética. Essa polarização do mundo e a proliferação das armas nucleares, levaram o mundo à Guerra Fria.
Professor Luiz Antonio Canuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário